EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    A REVOLUÇÃO COMO OPORTUNIDADE


    É
    verdade verdadeira que todo o estágio da civilização humana é fruto de uma revolução. A revolução é o esplendor que reforma, forma e transforma qualquer que seja o paradigma. A revolução é, sobre maneiras, o ápice da objectividade, cujo efeito é mudança.  
    As revoluções que actualmente inundam o mundo, o repúdio popular, este gesto nobre que acontece um pouco por toda a parte, são, na nossa maneira de ver, um acto digno de louvores. Assistimos isso com mais afectividade no Brasil pelo português que nos une. O repúdio, seja individual ou colectiva, de qualquer manifestação, artística, politica, seja qual for, torna-nos dignos de nós mesmos. A revolução deve ser vista como oportunidade de criatividade, momento de reflexão, de reencontro com as nossas próprias bases, portanto não há nada de perjúrio numa revolução, pese embora os estragos, a violência, que a sua negatividade é óbvia, porém, nada mau. O sangue que as revoluções exigem serve de purificação, assim como acontece numa cerimónia mágico-religiosa, o sacrifício faz parte do culto.
    Indo para aquilo que me é permitido falar com uma certa substância de autoridade, a arte, esta busca sempre retratar aspectos como esses, analisando em vários prismas, aliás é o artista produto de socialização, este por mais que tente, difícil é separar-se embora haja um certo distanciamento, como bem (re) diz a critica. Neste campo as mudanças sempre criam um certa estranheza, a arte de vanguarda é, e sempre será mal compreendida logo a prior, e tal entendimento leva seu tempo, como é óbvio, quando deixa de ser de vanguarda, aliás, como já bem disse José Ortega y Gasset “(...)O estilo que inova demora certo tempo para conquistar a popularidade; não é popular, mas tampouco é impopular (...)”.
    E é com este olhar revolucionário que percebo a entrevista a Professora Inocência Mata, precisamente quando fala dos sistemas literários de países falantes da língua portuguesa, com mais enfoque aos de São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, como sendo sistemas já consagrados; é óbvio!, na nossa opinião um só bom e bem-feito livro literário pode muito bem consagrar um sistema, não variedades de futilidades, ainda mais nesta entrevista a professora vai longe ao repudiar o actual cenário que se vive nas literaturas dos países africanos de línguas portuguesa, que somente são consagrados os autores publicados no Brasil e Portugal, ridículo!
    Bom, antes que me saqueiem as palavras, quero chamar atenção para as próximas novas edições dessa revista que, irão sofrer uma reestruturação na forma e no conteúdo.

    Bom Leitura.

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More